Bia com medalha em Paris. Foto: Foto: David Ramos/Getty Images

Primeiro ouro do Brasil vem com Bia no judô

Beatriz Souza é campeã olímpica na categoria “acima de 78kg”. Ela se torna a primeira brasileira em ganhar um ouro estreando nas Olímpiadas

A primeira medalha de ouro demorou uma semana – desde da cerimônia da abertura dos Jogos Olímpicos – mas acabou chegando com Beatriz Souza.

A brasileira é campeã olímpica do judô, na categoria “acima de 78kg”, em sua primeira participação nas Olímpiadas.

Bia, como vem sendo chamada pelos brasileiros, começou esta sexta (2) vencendo as favoritas para a medalha de ouro.

Na França, a brasileira venceu a francesa Romane Dicko (primeiro lugar no ranking mundial) na semifinal.

Final emocionante

Na última luta da modalidade, Bia enfrentou a israelense Raz Hershko. A vitória veio de um waza-ari logo nos primeiros segundos de combate.

Depois, a judoca de 26 anos precisou apenas conter a adversária e evitar punições.

Assistindo pela televisão ou pelos canais de transmissão na internet, os brasileiros torciam para que o tempo passasse logo.

As duas atletas receberam ainda duas punições, mas a brasileira viu o cronômetro chegar no final da luta e se consagrar campeã olímpica.  

Emoção

Após ser decretada pelo juiz a vitória da brasileira, Bia parecia não acreditar no que tinha acabado de fazer. Ela se emocionou, correu em direção a sua técnica Sarah Menezes e agradeceu aos torcedores presentes no local.

Ela chegou a dizer: Eu sou campeã olímpica. Eu sou campeã olímpica.

Bia ganhou a medalha de ouro, mas nós, os brasileiros, que somos vitoriosos em ter alguém representando o nosso país tão bem

História

Portanto, Bia fica marcada na história do Brasil, ao se tornar a primeira mulher brasileira estreante a se tornar campeã olímpica em provas individuais.

Ela é natural de Peruíbe, litoral de São Paulo, tem 1,78m de altura e pesa cerca de 135kg. Atleta do clube Pinheiros, em SP, Bia é presença constante nos pódios das principais competições do esporte.

Share this content:

1 comentário

Publicar comentário